VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A EXPANSÃO COLONIAL DO BRASIL - REVISÃO


O que foi a União Ibérica? Quais os principais acontecimentos que ocorreram nesse período?
A União Ibérica corresponde o período em que o rei da Espanha Felipe II ficou governando Portugal e como consequência o Brasil, devido o mesmo se autoproclamar herdeiro e lutar para assumir o trono português deixado vago pelo fato do rei não ter sucessor. Durante a vigência da União Ibérica (1580-1640) portugueses e espanhóis lutaram contra os franceses e consolidaram a posse do litoral nordestino; holandeses, que estavam em guerra contra a Espanha, invadiram e ocuparam o Nordeste durante 24 anos e diversas expedições – as bandeiras e as entradas, que avançaram em terras que pelo Tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha, permitindo a ocupação do interior da colônia.

Por que os holandeses invadiram o Brasil?
O conflito com a União Ibérica prejudicou os negócio holandês do açúcar – a Holanda era o principal parceiro de Portugal na produção do açúcar – pois, os espanhóis passaram a impedir seus contatos com a América portuguesa. Para salvaguardar seus interesses, eles resolveram ocupar as regiões produtoras de açúcar do Nordeste brasileiro e os entrepostos portugueses de escravos na África.

O que foi a Insurreição Pernambucana?
Os holandeses – representados pela Companhia das Índias Ocidentais – tomaram  algumas medidas que desagradaram os senhores de engenhos e o governador das terras holandeses – Maurício de Nassau – como: tentou forçar os senhores de engenho a aumentar a produção do açúcar; passou a cobrar as dívidas atrasadas e confiscar as propriedades de quem não as pagavam; aumentou os impostos. Revoltados, os senhores de engenhos se uniram aos colonos, escravos e indígenas e iniciaram a guerra para expulsá-los: A Insurreição Pernambucana. Expulsos, foram para as Antilhas e passaram a concorrer com o açúcar brasileiro. 

O que foram as bandeiras? Quais os principais objetivos?
Expedições organizadas por particulares e autorizadas pelo governo português, que geralmente, saíam de São Paulo e avançaram para o sertão (interior) com objetivos de apresar índios e vende-los como escravos; as que procuravam ouro, prata e pedras preciosas e/ou capturar escravos fugitivos e destruir quilombos.

Quais as medidas adotadas por Portugal para controlar a exploração do ouro no Brasil?
A pessoa que encontrasse uma jazida de ouro deveria comunicar as autoridades que dividiam as jazidas para exploração. Para evitar o contrabando foram criadas as casas de fundição, onde o ouro deveria ser entregue para ser transformado em barras e colocar o selo real já com a parte do rei subtraída que era o quinto – a quinta parte de todo ouro arrecadado e, devido o esgotamento das minas, foi instituído a derrama – cobrança forçada, inclusive com o confisco de bens – do quinto que não poderia ser inferior a cem arrobas (1 500 quilos) de ouro por ano.

Como se deu a consolidação do território colonial português?
A consolidação do território brasileiro se deu pela expansão para o interior da colônia. Essa expansão deveu-se: as bandeiras, que ocupou as regiões sudeste e centro-oeste; a pecuária, responsável pela ocupação do interior nordestino e a região sul; as missões jesuíticas, na Amazônia, que reuniam os índios em aldeamentos com objetivo de convertê-los ao catolicismo.

Quais as determinações do Tratado de Madri?
Após vários tratados e disputas entre Portugal e Espanha, ambos chegaram a um consenso e assinaram o Tratado de Madri. Esse tratado, anulou o Tratado de Tordesilhas e estabeleceu o princípio do uti possidetis, ou seja o direito de posse das terras para quem as tinham ocupado. Além disso, destinou os Sete Povos das Missões – aldeamentos espanhóis – a Portugal, levando esses povos à guerra contra o referido tratado. Dessa forma, o Brasil, praticamente atingiu o tamanho que tem hoje. 

BONS ESTUDOS!

2 comentários: